A energia hidrocinética aproveita o movimento das águas dos rios e córregos para gerar eletricidade. Ela pode desempenhar um papel crucial na sustentabilidade dos povos da floresta, promovendo o acesso a educação de qualidade, saúde, água potável e meios de comunicação contemporânea. A instalação de sistemas de microgeração hidrocinética em áreas rurais possibilita o uso dessa energia limpa para alimentar equipamentos, sistemas de irrigação e outras necessidades elétricas da propriedade rural, reduzindo custos e a dependência de fontes convencionais, tais como, geradores que usam combustíveis fósseis.
Além disso, contribui para a mitigação das mudanças climáticas, impulsionando a transição para fontes de energia mais limpas e confiáveis, especialmente em regiões com acesso limitado à eletricidade das concessionárias.
Turbina hidrocinética compacta de fácil instalação, operação e manutenção.
Turbina hidrocinética para operar em rios, oceanos e mares. Com profundidade a partir de 3 metros.
Protótipo operando em Igarapé amazônico no município de Acará na comunidade rural Ararapirangaçu desde agosto de 2022.
Essa Hidroturbina operou a partir de 0,2 m/s e foi capaz de gerar energia suficiênte para ligar 1 freezer, 1 máquina de açaí, 1 bomba d'água, 6 lâmpadas, 1 TV, 1 roteador Wi-fi e 2 ventiladores. A baixa correnteza do igarapé movimenta o rotor da turbina (as pás e HUB) que rotaciona o gerador elétrico, fornecendo energia a propriedade rural.
2023 © Todos os Direitos Reservados – Douglas S. Schmidt Rodrigues
Não temos ligação com o Google, Facebook ou outras redes sociais